Petrobras prevê novo concurso neste ano e passa a aceitar tecnólogos
A Petrobras deverá abrir um segundo concurso neste ano. A informação é do gerente de gestão do efetivo de recursos humanos da companhia, Lairton Correa. “O nosso planejamento prevê dois processos seletivos por ano, em média. Por isso, há possibilidade de haver outro concurso este ano, o que depende das análises das demandas que vêm de cada área. Isso está ligado aos projetos da empresa”, diz ele.
De acordo com Correa, a necessidade de novas contratações é associada às novas descobertas do pré-sal, à reposição de pessoas que saem da empresa e à abertura de novas unidades, principalmente refinarias.
Na última terça-feira (12), a empresa abriu as inscrições do primeiro processo seletivo do ano, que oferece 590 vagas. É o primeiro concurso da Petrobras a aceitar inscrições de tecnólogos, para 28 vagas em três cargos.
O novo concurso da estatal tem cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.801,37 a R$ 6.217,19. Além do salário-base, a empresa oferece participação nos lucros, previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).
O processo seletivo aberto este ano, segundo Correa, prioriza as áreas de abastecimento, onde estão as refinarias, e as de exploração e produção. São 24 cargos de nível médio e 21 de nível superior.
Onde são aceitos tecnólogos
Para o cargo de analista de sistemas – engenharia de software, infraestrutura e processos de negócio – são aceitos candidatos com cursos superiores de tecnologia, os chamados tecnólogos.
De acordo com Correa, foi feita uma nova análise no conteúdo da formação em processamento de dados e a empresa decidiu pela aceitação dos tecnólogos para esses cargos. “Havia uma demanda muito grande na empresa [para o cargo] e vimos que a formação do mercado estava mais próxima à necessidade que a gente tem hoje. Nós fazemos análises constantes dos cargos vendo a formação oferecida no mercado”, diz.
Questionado se outras análises estão sendo feitas para aceitação de tecnólogos em outros cargos, o gerente de gestão do efetivo de recursos humanos afirmou que, por enquanto, não.
Fonte: G1
Ofertas Submarino
Posts Relacionados:
- Petrobras já prepara um novo concurso público
- Brasília confirma: concurso do INSS neste ano
- PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA DE 2011 PREVÊ 19,6 MIL VAGAS PARA INGRESSO POR CONCURSO
- Petrobras abre 587 vagas mais cadastro. 2º e 3ºgraus
- Petrobrás vai contratar 9 mil funcionários até 2013
- Petrobras divulga edital para 495 vagas imediatas
- Petrobras: saiu edital para 622 vagas de 2º e 3º graus
- BC: previsão de novo concurso já em 2011